sábado, 2 de agosto de 2008

Mesa redonda: A agenda comercial brasileira pós-Doha

A Rodada Doha foi tema da maioria das minhas postagens até então, e a pergunta que veio em mente após o colapso das negociações em Genebra foi: "E agora, Amorim?" rs

Eis então que recebo um convite, em minha caixa de entrada, do CEBRI para a mesa redonda: A agenda comercial brasileira pós-Doha.

E a primeira explanação ao ler a mensagem é:

SANTO CEBRI!!!

O que seria de nos estundantes de RI se não fosse "você"?


Bem brincadeiras a parte, vamos ao que interessa:


O Centro Brasileiro de Relações Internacionais – CEBRI e o Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento - CINDES têm a satisfação de convidá-lo (a) para a mesa-redonda:


A Agenda Comercial Brasileira Pós-Doha

As negociações multilaterais entraram em colapso e há incertezas sobre em quanto tempo poderão ser retomadas.


· Que desafios os cenários pós-Doha colocam para a política comercial brasileira?
· Os acordos bilaterais são a alternativa para o Brasil?
· Que novos temas deverão ser incorporados às agendas de negociação?


Alfredo Valladão
Professor do Institut d'Études Politiques de Paris (Sciences Po), onde dirige a Cátedra Mercosul. Pesquisador Sênior Associado no Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI - Lisboa). Jornalista especializado em política internacional, contribui regularmente para a Rádio Franca Internacional, BBC e CBN. Foi correspondente diplomático e na área de Defesa para o diário Libération (França). É membro do Conselho Editorial das revistas Questions Internationales (França) e Res-Publica (Portugal). É fundador e ex-membro do Conselho Editorial do Anuário l'Etat du Monde (França) e autor de vários livros sobre política internacional e de documentários para redes de televisão francesas.

Lia Valls
Bacharel em Ciências Econômicas , PUC-RJ, 1975. M .Phil em Economia, Cambridge University, 1980. Doutorado em Economia, Instituto de Economia/UFRJ, 1998. Professora Adjunta da Fac. de Ciências Econômicas da UERJ e coordenadora do Centro de Estudos de Comércio Exterior do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas.

Luiz Felipe Lampreia
O Embaixador Lampreia serviu como Embaixador do Brasil em Portugal (1990-1992) e na Suiça (1993-1994). Entre 1995 e 2001 foi Ministro das Relações Exteriores do Brasil. É Vice-Presidente Nato do Conselho Curador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais - CEBRI, assim como Presidente do Conselho de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - FIRJAN. Ele também atua como consultor para a Petrobrás.

Sandra Rios
Sandra Polónia Rios é diretora do CINDES, sócia da EcoStrat Consultores e especialista em temas relacionados a negociações comerciais internacionais e a política de comércio exterior. Atua como consultora permanente da Confederação Nacional da Indústria, sendo responsável pela coordenação técnica da Coalizão Empresarial Brasileira. Integrante da Lista Indicativa de Panelistas da OMC, por proposição do Governo brasileiro, aprovada pelo Órgão de Solução de Controvérsias da Organização, é coordenadora do grupo de acesso a mercados do Foro Empresarial Mercosul – União Européia. Membro do Conselho Superior da Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior, FUNCEX e faz parte do corpo docente da Fundação Dom Cabral. É professora licenciada do Departamento de Economia da PUC-RJ.


DATA: 06 de agosto de 2008, Quarta-feira, às 15h00

LOCAL: CEBRI –Rua do Russel 270 – 2º andar – Glória – Rio de Janeiro


• INSCRIÇÃO: nome, instituição, cargo, endereço, telefone, fax, e-mail para:
http://br.mc328.mail.yahoo.com/mc/compose?to=eventos@cebri.org.br
• INFORMAÇÕES: (21) 2219-4469 – Elizabeth Jubé ou Rafael Costa

Veja a programação completa de eventos: http://www.cebri.org.br/

Nenhum comentário: