Depois do fracasso em Doha...
Apesar de não ter postado mais nada sobre a tão famosa Rodada, que serviu de tema para a maioria dos posts do blog em questão, acredito que os poucos leitores que o lêem já sabem do fracasso da mesma.
Não cabe aqui agora atribuir “culpados”, ou não, a esse fracasso, quem quiser mais notícias sobre os impasses basta procurar noticias em sites como BBC Brasil / Agencia Brasil, ou qualquer outro site de notícias, pois artigos não faltam a respeito do assunto, uns até bem interessantes.
A reflexão agora é: o que fazer após o fracasso da rodada. Buscar acordos unilaterais? Buscar o fortalecimento do Mercosul ou das relações SUL-SUL? (Sabe-se que isso é algo que vêem se buscado com certa “veemência” pela diplomacia brasileira)
Será que o fato do Brasil ter sido a favor do acordo proposto, e ter sido considerado por alguns, o que eu particularmente acho um erro, como “traidor” do G-20, irá prejudicar agora acordos com esses países do grupo?
Será que isso irá de alguma forma atrapalhar a atuação do Brasil no Mercosul, como dizem alguns?
Sinceramente, espero que não.
Mas não estou aqui para dizer o que vai acontecer ou não, só estou aqui com minhas divagações acerca do tema e talvez poder discutir com os meus poucos leitores o assunto em questão.
Há 16 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário